aviao-decolando1
Vai viajar? Então vem comigo para saber tudo sobre como prevenir doenças e se cuidar enquanto estiver curtindo suas férias.

Vacinas
Alguns países exigem CIVP, que é o certificado de vacinação ou profilaxia, para entrar no país. O CVIP tem validade de 10(dez) anos e a emissão é gratuita. Saiba mais aqui.
Aqui você fica sabendo quais países exigem o CVIP.
Para viagens domésticas também é recomendado manter o cartão de vacinação em dia, para isso é só se encaminhar ao posto de saúde mais próximo, se informar e receber as doses necessárias.

Remédios
Existem algumas regrinhas sobre medicamentos quando vamos viajar de avião para o exterior. Se os remédios forem levados na mala de mão é preciso ter a receita dos medicamentos com você.
Mantê-los na caixa original também é uma boa dica para facilitar a identificação.
Em caso de colírios e solução fisiológica não é necessário prescrição médica.
É importante lembrar que os líquidos não devem exceder os 100 ml para embarcarem com você e não importa se o frasco está pela metade.
Alguns países podem ter o ar mais seco e causar sangramentos no nariz, fique atento a isso.
No caso dos lábios, que podem ter rachaduras tanto no frio, quanto no verão é recomendado o uso de protetor labial. A dica é deixar pra comprar no seu destino, as farmácias da Europa, por exemplo, tem ótimas marcas e com preços bem mais amigos do que os nossos. O mesmo vale para os Estados Unidos.

Voos longos
Gomas de mascar ajudam a evitar o incomodo causado pela pressão nos ouvidos na decolagem e aterrissagem.
Durante o voo caminhe pela aeronave e faça exercícios simples de alongamento, quantas vezes você tiver vontade para facilitar a circulação e evitar dores no corpo.
Se na sua família houver histórico de trombose procure um médico para conversar sobre essa questão antes de embarcar.
A trombose ocorre devido à má circulação decorrente das longas horas em uma mesma posição.

Comida e bebida
Evite as comidas condimentadas e não beba água que não seja mineral. Escolha bem o restaurante, peça indicações, pois não há nada mais desagradável do que passar as férias com dor de barriga e em um lugar desconhecido.
No mais, proteja-se do Sol, beba bastante líquido e aproveite ao máximo a sua viagem.