Receita adaptada por Renata Novaes.

20140711-100346-36226687

Isso mesmo. Depois de algumas buscas no Google, fiquei com 4 receitas bem parecidas e a do Meza Bar, um dos meus restaurantes favoritos, que serve um risoto maravilhoso. Entretanto, como a do Meza era a receita mais diferente, que levava 3 tipos de queijo, achei melhor deixar essa pra outro dia. Fiz uma média das 4 finalistas e voilá. O resultado foi surpreendente!

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo
Suco de 1 limão siciliano (~90ml)
Raspas da casca de 1 limão siciliano
100g queijo parmesão ralado
1 xícara de vinho branco seco (~180ml)
1/2 cebola grande picadinha
50g manteiga com sal
Caldo de legumes
1 litro de água
1/2 colher de sopa de sal

Mode de Preparo

Comecei fervendo a água, dissolvendo o caldo de legumes e adicionando o sal. Reservar.

Refogar a cebola em metade da manteiga. Um pouco antes de dourar (quando a cebola fica transparente), adicionar o arroz e mexer bem. Em seguida, juntar o vinho e o suco do limão siciliano e deixar que o arroz absorva essa solução. Esse processo dura em torno de 5 minutos. Vale a pena ir mexendo, para evitar que o arroz grude no fundo da panela. Quando estiver secando, adicionar o caldo de legumes, aos poucos, de modo que cubra e fique com um dedo de caldo acima do arroz.

Explico: Foi a primeira vez que fiz arroz arbóreo, e eu não sabia que ele vai ficando cremoso naturalmente conforme vamos adicionando os líquidos. Assim, demorei a perceber que o vinho e o suco já haviam secado, e quando fui adicionar o caldo de legumes, uma camadinha de arroz estava grudada no fundo da panela. Obviamente me desesperei, adicionei o caldo e fui mexendo com cuidado e alguns até soltaram, mas não fiquei raspando o fundo pra não soltar os que estavam queimadinhos. Deu tudo certo e não ficou com gosto de queimado. Amém!

Continuando… Conforme o arroz for secando, adicionar mais e mais caldo até que fique no ponto. Como eu não sabia ao certo que ponto era esse, fui provando até que o arroz estivesse macio, porém sem ficar mole demais e grudento. Coincidentemente ou não, utilizei o litro de caldo de legumes todinho.

Quando o arroz estiver no ponto, adicionar a outra metade da manteiga e deixar que ela derreta. Em seguida, adicionar o parmesão, mexendo bem até ficar homogêneo. Finalizar adicionando as raspas de limão, dar uma ultima mexida e servir imediatamente.

Confesso que estava achando que o suco de 1 limão não seria o suficiente, porém as raspas da casca acentuam o sabor, sem ficar ácido demais. Ficou maravilhoso! Adorei!

11022939_10152682416042864_856543823_n

 

Renata Novaes é bióloga. Doutoranda em pânico e levemente atrasada. Entusiasta do mundo culinário, escreve o blog Terapia Gourmet.