ryokan_genkan

Foto por: Japão em Foco

Você sabia que no Japão você precisa entrar em casa sem os sapatos? Mas por que isso acontece?
São dois motivos e o primeiro deles deveria ser feito aqui no Brasil também por todo mundo (algumas pessoas fazem): questão de limpeza e higiene. A ideia principal é não trazer contaminação da rua pra dentro de casa. O outro motivo tem a ver com superstição. Além da higiene física é preciso se preocupar com a higiene espiritual. Eles acreditam que ao tirar os sapatos eles libertam todas as energias impuras da rua. Tirando o sapatos você não permite que as energias ruins invadam a sua casa.

Os sapatos são deixados ao lado de fora da casa, num local chamado GENKAN (pronuncie guenkan). Ele sempre fica localizado um degrau abaixo da entrada da casa. Os visitantes (e mesmo os moradores) tiram os seus sapatos, sobem o degrau e depois viram os sapatos deixando-os alinhados em direção à porta, facilitando na hora de calçar novamente para sair. Normalmente os donos da casa deixam à disposição dos visitantes as surippas, que são chinelinhos que se usa no interior das casas. Caso não estejam à disposição, os anfitriões se encarregarão de trazê-los até você.

Caso você vá ao banheiro e lá tiver outra dessas, o correto é você deixar a que está calçando do lado de fora, usar a que está no banheiro e ao sair retomar pra sua. A ideia é não usar chinelos que pisaram em locais sujos na sala principal.

Os japoneses se preocupam em abandonar as preocupações e problemas, bem como a sujeira do mundo do lado de fora da casa. Isso porque eles entendem de uma forma muito profunda a diferença entre os espaços. Quando você deixa seus sapatos no genkan você está criando uma fronteira entre o mundo exterior e sua casa.

Aqui no Brasil deveríamos agir da mesma forma, pelo menos no que diz respeito à limpeza física. São inúmeros os germes e bactérias que são levados da rua pra casa através da sola do sapato. Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) alerta para o fato de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contato com germes e bactérias.

A dica valiosa é seguir os costumes dos japoneses. Monte um cantinho na entrada de sua casa com a mesma função de um genkan, assim ele se tornará um lembrete para você (além de evitar a bagunça de calçados jogados na porta), além de um alerta para os visitantes entenderem como funciona a dinâmica da sua casa.

Além disso, que tal aproveitar a ideia de que, deixando os sapatos do lado de fora, deixaremos também os nossos problemas? Afinal, chegar em casa depois de inúmeras atividades merece descanso e paz. Se você cria o hábito de deixar do lado de fora, junto com as bactérias, também os problemas, o dia com certeza vai ser melhor, o ambiente vai se tornar mais leve e sua vida com certeza será mais feliz. Talvez a solução para nosso país, que vive tantos problemas atualmente, seja esse: deixar os sapatos do lado de fora ao fim do dia para no dia seguinte ganhar novo fôlego e enfrentar os mesmos problemas, mas dessa vez com sapatos limpos.

sd

Imagem por: Casa Abril – Projeto assinado por Ricardo Moura e Carla Yasuda.

 

Fontes:
Japão em Foco
SOS Solteiros