Hotels at South Beach Miami Marina During Sunrise

Créditos da imagem: Fuso Horario Miami Orlando

Que Miami é um dos destinos preferidos dos brasileiros na hora de fazer uma viagem ninguém tem dúvida. Essa dúvida se torna ainda menor quando o assunto é mudança. Miami tem tanto brasileiro que é impossível não se sentir em casa. Costumamos brincar que Miami é o Rio de Janeiro que funciona.
No entanto, a pergunta que sempre surge é: quanto custa viver em Miami?

Se você for viver de real, custa muito dinheiro (pelo menos nesse atual cenário com o dólar a quase 4 temeres #foratemer , só pra não perder o costume), mas se você for viver de dólar, você pode ter uma qualidade de vida excelente com “pouco”, coisa que parece um pouco distante no Brasil.

Imagina a cena: Você e sua família (vamos colocar uma família de 3 pessoas) num apartamento de dois quartos na zona nobre do Rio de Janeiro, de frente pra praia, seus filhos numa escola muito boa, muitas opções de lazer seguras, supermercado, carro financiado, seguro, lazer, contas de água, luz, TV, telefone etc. Custos de uma vida normal. Sem muito luxo, mas com mordomias e sem contar moedas no fim do mês, ok? Seria possível com R$ 6 mil reais? Só pelo apartamento de 2 quartos na área nobre eu já digo que não. Corta pra Miami. É mais do que possível viver com os mesmos $6 mil dólares nessas mesmas condições (você não pode converter, lembra?) e com um diferencial: sem violência, sem medo, com um sistema que funciona.

Dá um pouco de tristeza pensar que nosso Brasil (e aqui vamos deixar o foco no Rio um pouco de lado e generalizar, porque o país todo está em condições delicadas) está tão à marcê da corrupção, do jeitinho, da malandragem e está esquecendo a essência de tudo. Triste ver que muitos filhos da pátria estão abandonando essa mesma pátria em busca somente de qualidade de vida. Estão abrindo mão de viver em suas casas, perto dos familiares e amigos pra buscar um pouco de paz.

Conseguem imaginar um Brasil, lindo do jeito que é, sem violência, com segurança, educação e saúde de qualidade, com nosso povo alegre, carinhoso e caloroso como só o brasileiro sabe ser e um ambiente possível de se viver sem medo? Às vezes parece até que isso tudo de negativo que acontece é de propósito, sabe? Porque o Brasil perfeito em sua arquitetura como nenhum outro país é, sendo também perfeito como gente e governo, não ia ter pra ninguém. Ia ser a maior de todas as covardias. Ainda assim, seguimos na esperança de um dia ver o nosso país vencer. E nesse momento vamos poder falar em voz bem alta que aqui é sim o melhor lugar pra se viver. Não só falar, como viver sem vontade de ir embora.

Sonhar não custa, né?

 

(Por Bia Couto)