10859472_1008094565883964_1971361445_n

Por Rafael Bolsoni Bastos

Chuva de verão, bolo de chocolate, Guaraná gelado, Merthiolate. Casa da vó, recuperação, brincadeiras de roda, pique paredão. Todos esses substantivos, que permeiam nossa memória afetiva de alguma forma, estão presentes no livro Infância, publicado pela Autografia Editora. Ao longo de 37 páginas, a jovem escritora Maíra Gomes descreve com sutileza os pequenos momentos de sua primeira década de vida, característicos de quem foi criança antes da era dos computadores, tablets e eletrônicos em geral. O resultado é uma deliciosa viagem no tempo.

O livro trata de temas como férias, dificuldades na escola e a tão sonhada liberdade que todas as crianças esperam ter na vida adulta. No entanto, a pressa para crescer nos impede de saborear as coisas a que só temos acesso nessa fase da vida, principalmente a falta de compromissos e responsabilidades. “Não damos tanto valor a isso durante a infância. Percebemos apenas quando crescemos e temos de lidar com trabalho, contas a pagar”, é o que pensa a autora.

Carioca, criada no bairro do Méier, Maíra teve uma “infância de vila”: passava o dia na rua brincando com outros colegas. O primeiro livro com o qual teve contato, e cujas frases ainda guarda na memória, foi O Menino Maluquinho, clássico da literatura infanto-juvenil, de Ziraldo. Aos 12 anos, teve sua primeira aventura no mundo das palavras. Hoje, aos 29, publica sua primeira obra, com a intenção de despertar nos pequenos o gosto pela leitura e pela produção literária. “As crianças têm de ter a oportunidade de gostar de ler, e não fazê-lo apenas por obrigação”, acredita Maíra.

Apesar de ser um livro infantil, Infância é uma publicação que agrada todas as idades. As ilustrações são um chamariz para os pequenos. Já as crianças maiores, do ensino fundamental, podem aprender um pouco mais sobre rimas e poesias com seus professores a partir da publicação – a obra é toda construída em versos. Para os adultos, o livro é um grande resgate: uma nostálgica forma de relembrar um momento tão importante na vida de todos nós.

Infância é um convite àquela que é considerada por muitos a melhor fase da vida. E você? Do que mais sente saudades da época em que era criança?

Escritora na Escola e A Escritora Visita

Junto com o livro, nasceram dois projetos de incentivo à leitura e à descoberta da escrita: Escritora na Escola e A Escritora Visita. Em ambos, Maíra Gomes realiza atividades para crianças de faixas etárias distintas, a partir de sua obra: leitura do livro, ilustração e redação, por parte das crianças, de histórias sobre suas próprias infâncias. As iniciativas trabalham a autoestima, através da crença de que todos são capazes, e estimulam a criatividade através da produção de desenhos e textos. “Quero mostrar para as crianças que, um dia, elas também poderão produzir seu próprio livro, seja como escritores ou como ilustradores. A intenção é mostrar que elas também podem fazem parte deste universo”, conclui a autora.

Para saber mais sobre a obra e os projetos, envie um e-mail para mairafgomes@gmail.com
O livro está disponível para compra no site da Autografia Editora.