Uma guerra é capaz de mudar totalmente a vida das pessoas e os lugares por onde ela passa. Foi isso que aconteceu com a Europa após a Primeira Guerra Mundial. Os estragos foram tantos que danificaram toda a paisagem e que ainda hoje podem ser vistos. O fotógrafo irlandês Michael St. Maur Sheil fez um ensaio fotográfico nesses lugares para mostrar o ‘legado’ que essa guerra, que já quase completa um século, deixou.

Local da Batalha do Somme, no norte da França. A batalha durou de junho a novembro de 1916 e deixou mais de 1 milhão de vítimas, entre mortos e feridos.
europa1

A Batalha de Messines, na Bélgica. Mais de 10 mil soldados alemães morreram em questão de segundos após a explosão de minas britânicas.
europa2

Na belíssima paisagem do Chemin des Dames (Caminho das Damas), soldados alemães se refugiaram em uma pedreira que recebeu o nome de Caverna do Dragão.
europa3

A Batalha de Verdun ocorreu em uma área calma na França, e as explosões causadas por bombas modificaram para sempre seu cenário.
europa4

A explosão de uma mina na manhã do dia 1 de julho de 1916 durante a Batalha de Somme resultou nesta cratera – a Cratera de Lochnagar.
europa5

Neste local, em cima de um morro, ficava a pequena vila de Butte de Vaquois. O morro não existe mais, e nem a vila. Eles foram destruídos após três anos seguidos de explosões de minas.
europa6

Esta é a Floresta de Belleau, na França. Foi aí que o exército dos EUA fez sua primeira grande batalha na Guerra, em parceria com França e o Império Britânico, contra a Alemanha.
europa7

Este é o Rio Isonzo, palco de uma série de 12 batalhas sangrentas entre os exércitos italiano e austro-húngaro. Hoje em dia, grande parte do rio faz parte da Eslovênia, onde é conhecido como rio Soča.
europa8

Ao fundo desta bela foto estão os restos do Seed el Bahr Kale, um antigo castelo na Turquia, destruído na Batalha de Galípoli.
europa9

A região dos Lagos Masurianos, palco de um combate entre o Império Alemão e o Russo e vencido pela Alemanha. Na época, era parte da Prússia Oriental, na Alemanha, mas hoje faz parte da Polônia.
europa10

Todas as imagens foram feitas pelo fotógrafo Michael St. Maur Sheil para o site Smithsonian.

Fonte: Gizmodo