Logo_Coisa_que_ninguem_me_contou_FINAL

 

 

O DDR é um museu moleque, com menos de dez anos de vida e que mostra o estilo de vida comunista na Alemanha Oriental. CAM00401

Mas o que poderia ser algo chato, maçante e totalmente desinteressante, na verdade é, em minha opinião, um dos melhores museus que já fui na vida. Isso porque ele é todo interativo e te permite mexer em absolutamente tudo.

Pausa pra minha memória de infância: ”É pra ver com os olhos e não com as mãos”. No DDR é pra ver com a mão, com o ouvido e também com os olhos.

As experiências aguçam os sentidos, você pode tocar nas roupas e brinquedos, ouvir gravações ao telefone, ver a programação da TV da época.

 

Eu “dirigi” um Trabant, carrinho que a galera recebia do governo, falei no telefone, entrei numa casa típica da época e fui até interrogada. CAM00390Isso só pra dar exemplos de coisas muito legais que você pode fazer no DDR.

No dia que visitei tinha uma excursão escolar, estava infernal, mas felizmente só entrei depois que os adolescentes saíram. E minha dica é essa, se o DDR estiver muito cheio aguarde, vai ser chatão esperar pra mexer nas coisas e ver os outros mexendo não tem graça. O DDR fecha as 20h e isso é importante, os outros museus fecham as 18h e você pode deixar o DDR pra mais tarde. Duas horas são suficientes para mexer em tudo, sem deixar nada pra trás.

Não bastasse tudo isso, o museu fica localizado as margens do Rio Spree e atrás da Berliner Dom(Igreja mais linda de Berlim). Vale o passeio!

 

Endereço: Karl-Liebknecht-Str. 1, 10178 Berlin, Alemanha

 

Bônus do videozinho tosco.

 

Imagens: Arquivo pessoal