Carolina é um município brasileiro do estado do Maranhão que é conhecido por suas diversas cachoeiras e canyons. Se você gosta de desafios e contato direto com a natureza vai se sentir em casa. Cachoeira, trilhas ecológicas e mergulhos em rio de águas cristalinas estão entre as alternativas de passeio.

Chegando em Carolina o ideal é organizar uma visita a Pedra Caída, a cachoeira que reina absoluta na região. São Romão, Prata e Itapecurizinho são outras cachoeiras que merecem uma visita, principalmente para amantes de esportes radicais, como o rappel, que começa a ser praticado na região. Caminhadas ecológicas em trilhas através dos cerrados (vegetação típica da Chapada, equivalente às savanas africanas) e banhos em rios são indispensáveis.

Cachoeiras, trilhas ecológicas, belas paisagens. São inúmeras as surpresas que uma viagem à Chapada das Mesas pode revelar ao viajante. As principais cidades do pólo são Imperatriz, Carolina e Riachão, circundadas por um mundo mágico e grandioso.

Apesar de seu pequeno tamanho, é uma região que vale a pena ser conhecida pois possui uma  imensa importância em relação ao significado histórico e também ao que representa para o sul do Maranhão. Carolina é, sem dúvida nenhuma, uma das  cidades mais bonitas, mais tranquilas e mais gostosas de se conhecer.

Carolina soube conservar todo seu patrimônio natural e cultural a exemplo do seu acervo arquitetônico colonial e seus 22 rios perenes completamente desprovidos de poluição. Foi justamente pela quantidade de recursos hídricos na região que o município recebeu o título de “Paraíso das Águas”.