Tendência de paisagismo conquista o Brasil e o mundo

Pouco espaço não é mais desculpa para não ter plantas em casa. O Jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma tendência de paisagismo que vem sendo utilizada no mundo todo e mostra que é preciso buscar alternativas para amenizar a frieza do concreto, mesmo em ambientes cada vez menores.

A técnica consiste em usar uma estrutura base para o plantio em muros, paredes,  áreas internas e externas, de residências,
prédios comerciais, fachadas e onde mais a imaginação mandar. As plantas utilizadas possuem características similares “ São aquelas que possuem mais caimento, que dão uma sensação de uma cachoeira verde e que também, por terem essa característica, preenchem os espaços vazios e dão um aspecto de forração verde na parede. São as chamadas imbés jiboias, rhipsalis, samambaias,etc. ”, contou a paisagista Adriana Esequiel, da empresa Asacada, de Alagoas.

E não é só a beleza dos jardins verticais que justifica o crescimento de adeptos no Brasil, entre os benefícios agregados ao ambiente estão o isolamento acústico e térmico, além da captação de impurezas do ar.

Para o cultivo de plantas, seja no jardim vertical ou no tradicional, as condições favoráveis são as mesmas, luz natural e ventilação. Externos ou internos, o importante é que seja um local arejado, propício para o desenvolvimento das plantas “No caso dos jardins verticais lugares fechados e sem ventilação podem causar o apodrecimento das raízes, já que a irrigação é feita através delas .”, explicou Adriana.

Os cuidados passam pela irrigação, poda e injeção de nutrientes “A irrigação é o ponto chave para a sua longevidade. A poda permite o fortalecimento e o crescimento da espécie. Um outro ponto muito importante no caso dos jardins verticais é a injeção de nutrientes, uma vez que elas não estão plantadas no solo, de tempos em tempos é necessário que se introduza tais nutrientes na terra, ou substrato desenvolvido para a concepção daquela planta.” contou a paisagista.

Existem diferentes sistemas de instalação. Asacada utiliza o método Wall Green, uma estrutura em pvc de rápida instalação, e que vai de acordo com o tamanho do jardim. Entre montagem, adaptação das plantas e finalização, há um prazo de no mínimo 30 dias. O custo médio desse tipo de serviço gira em torno de 1200 a 2500 reais e diversos fatores determinam o valor final.

Contato:

ASACADA

Email: asacadaarquitetura@hotmail.com

Instagran: @asacadajardimvertical

https://www.facebook.com/asacada.jardimverticalarquitetura