casal

É possível ser feliz no casamento? Tem gente que vai dizer que não, outras vão dizer que sim. Essa é uma dúvida que até a ciência se questiona. Tanto que virou motivo de estudo. Depois de obeservar, analisar e catalogar, os ciêntistas chegaram em 8 ‘segredos’ para ter um casamento feliz.

1 – Celebrar (juntos) as boas notícias
Shelly Gable, professora assistente na UCLA, e Harry Reis, professor na Universidade de Rochester, dizem que um dos maiores segredos de um casamento feliz é celebrar as boas notícias e o sucesso como um casal de forma unida. Mas também afirmam que não é só para celebrar os grandes acontecimentos, como promoção no trabalho. Casais que celebram vitórias do dia a dia, como achar um objeto que estava perdido, estão mais próximos de alcançar a experiência de um casamento feliz.

2 – Manter bons relacionamentos fora do matrimônio
O casal feliz percebe que nem sempre um vai poder suprir todas as necessidades do outro quando o assunto é amizade. O segredo é dar suporte ao parceiro(a), mas também saber a hora de dar espaço para que o outro também possa ter uma vida social com amizades verdadeiras fora do matrimônio.

O Centro de Casais e Família da Universidade de Iwoa encoraja que você saiba quando abrir mão da companhia da esposa ou marido para permitir a busca de suporte da mãe, irmão, amigo ou colega de trabalho.

3 – Surpreenda o outro(a)
Sair da mesmice é importantíssimo para a saúde do casal e para manter um relacionamento feliz. Planejar encontros, bucar atividades novas para o casal são dicas básicas para seu relacionamento ser feliz e duradouro.

4 – Diga ‘obrigado’
Pode até ser uma palavra pequena, mas o impacto que ela causa na relação é ENORME. Um estudo de 2007 revelou que agradecer depois que o parceiro faz algo, leva menos ressentimento. Mostrar apreciação à contribuição para a família é um jeito fácil de manter uma união feliz.

5 – Crie expectativa
Não se preocupe se as coisas não acontecerem do jeito que vocês planejaram. Se você espera coisas boas em seu casamento, é mais certo que elas aconteçam. O estudo publicado em 2004 no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que a satisfação matrimonial era alcançada quando os parceiros conseguiam atingir às expectativas do outro.

6 – Sexo gera intimidade
Uma vida sexualmente ativa é um passo do casamento feliz. Assim, os casais que não se entregam muito para os prazeres sexuais estão fadados a ter menor satisfação no matrimônio.

7 – Quando pintar problema, resolvam juntos
O estudo publicado no Journal of Psychology and Aging em 2009 descobriu que casais felizes tendem a usar mais as palavras “nós”, “nosso” ou “a gente”. Pessoas que usam uma linguagem que mostra o desejo de trabalhar em equipe causam menos estresse durante as discussões, por mostrarem afeição.

8 – Um beijinho quando sair e quando chegar não pode faltar
Médicos e psicólogos alemães descobriram que homens que davam beijo de bom dia na esposa(o) antes de irem ao trabalho viviam em média de 5 anos a mais e ganhavam 20% a 30% de dinheiro a mais do que os outros homens.

Fonte: Pop